Preparar um bom chimarrão tu já sabe. Mas conhece todos os tipos de Erva-mate?

21/09/2016

Entre os diversos tipos de erva-mate presentes no mercado, as mais comuns são a Tradicional, uma erva cultivada e de moagem média, com cor bem verde e sabor suave, e a Nativa, uma qualidade oriunda apenas de plantas colhidas em habitat natural, o que proporciona um sabor mais duradouro para o seu chimarrão. Os sabores mais fortes estão presentes na Moída Grossa, uma erva mais encorpada, e na Pura Folha, cujo processo consiste na retirada dos palitos e no uso apenas das folhas da Ilex Paraguariensis - nome científico da erva-mate -, o que proporciona um sabor mais forte e amargo se comparado às ervas tradicionais.

Além dos diversos tipos de erva-mate, existem também os compostos. Voltados para quem gosta de outros sabores no chimarrão, os compostos oferecem outros ingredientes misturados à tradicional erva-mate, sendo os chás e essências os mais comuns.

Para os dias quentes de verão, o tererê cai muito bem. Com erva de granulação mais grossa, é indicada para preparo com suco ou água gelada, o que resulta em uma bebida refrescante. Estas ervas normalmente são produzidas puras ou com chás, além de frutas e essências.